ASSOCIAÇAO UNITARIO UNIVERSALISTA DE BELO HORIZONTE e-mail : paulo .a.trindade @gmail.com
RUA Padre Eustáquio, 1610 - BELO HORIZONTE - TELEFONE : E 3082-2088
Unitários - Universalistas Internacionais Carta de Apresentação SEJAM BEM-VINDOSAlguma vez você já pensou que, basicamente, todas as religiões buscam o mesmo e que a humanidade seria mais pacífica se as pessoas se dessem conta disso? Alguma vez já lhe ocorreu que o (mistério) divino venerado em todas as partes do globo e por diversos povos tem os mesmos objetivos? Você nasceu no seio de uma família religiosa, mas às vezes sente que a religião que seus pais lhe transmitiram não responde a muitas das perguntas que você se faz? Seu cônjuge não professa a mesma religião que você e vocês andam em busca de um lar comum onde seus filhos possam crescer sem ter que escolher entre as crenças de um ou de outro? Você busca um espaço em que se transmita a seus filhos uma educação espiritual baseada em valores e não em dogmas? A você interessa fazer de seus filhos pessoas pensantes, inquisitivas, reflexivas, profundamente tolerantes a diferentes pontos de vista, semeadores de paz, construtores da justiça? Você entende a religião mais como uma questão pessoal, ética e filosófica passível de ser analisada, do que como algo para ser aceito com fé cega
Você pensa que a religião não deveria brigar com a razão?
Você acha que as suas preferências sexuais não deveriam ser motivo para não ser aceito em uma igreja, nem para que sua união não possa ser abençoada? Você se considera um humanista apaixonado pela democracia, tolerância, justiça e questões sociais, políticas e ecológicas que afetam o mundo em que vivemos? Você se considera um ser espiritual, até mesmo místico, mas nenhuma das religiões já estabelecidas o convence? Se você tem a inquietude de compartilhar conosco sua busca de respostas a estas perguntas, convidamos você a ser parte de um grupo no qual ninguém acredita ter toda a razão e todas as vozes têm direito a ser escutadas. Quem somos nós. Somos um grupo que privilegia as pessoas mais do que as instituições, um grupo que pretende menos ser uma igreja estabelecida do que consolidar-se como uma comunidade fraternal de seres questionadores, preocupados com o mundo e desejosos de participar na criação de seu futuro. Um grupo no qual acreditamos em fazer o bem porque é justo e decente, não porque achamos que vamos ganhar um prêmio no além. Convidamos você a crer não na vida após a morte, mas na vida ANTES da morte. Convidamos você a viver o desafio que implica ser tolerante, reconhecer o valor e a dignidade de todas as pessoas, levar a cabo uma busca livre e responsável pela verdade e pelo sentido, respeitar a trama interdependente da qual todos somos parte, lutar por uma comunidade universal com justiça, liberdade e paz... A SOCIEDADE UNITÁRIA DE MOZAMBIQUE é um grupo que se reúne mensalmente e que, como você, mais que pretender encontrar respostas únicas, estamos interessados em formular as perguntas verdadeiras... Como você, não gostamos que nos digam em que TEMOS que acreditar, sob pena de ir ao inferno se não o fizermos. Você imagina um lugar onde budistas, ateus, cristãos, judeus, espíritas, livres-pensadores, católicos, hinduístas, agnósticos, protestantes, muçulmanos, taoístas e pagãos possam conviver pacificamente? Parece impossível? Os Unitários-Universalistas vêm se reunindo ao redor do mundo há séculos e vêm demonstrando que é possível adorar em comunidade ao mistério supremo, qualquer que seja seu nome. ADMIRA-NOS A BELEZA, CELEBRAMOS O MISTÉRIO DA VIDA, REPUDIAMOS QUALQUER TIPO DE FANATISMO. Convidamos você a ser parte de um espaço virtual sem censura e sem dogmas no qual nenhuma pergunta espiritual é imanente e não há respostas corretas ou equivocadas. Visite-nos em nosso grupo de discussão onde queremos que você compartilhe conosco suas perguntas, suas buscas, suas experiências místicas, espirituais e/ou religiosas. Permita-nos ser parte de sua jornada pessoal em busca da verdade e do sentido. Em nosso site você também encontrará informações sobre os lugares e objetivos de nossas reuniões mensais na Maputo.
Unitários- Universalistas São Paulo Princípios e Objetivos
A Rede de Unitários- Universalistas São Paulo juntamente com os membros da Unitarian-Universalist Association busca afirmar e promover: * O valor e a dignidade próprios de cada pessoa; * A justiça, a igualdade e a compaixão nas relações humanas; * A aceitação uns dos outros e o estímulo ao crescimento espiritual em nossos grupos; * Uma busca livre e responsável pela verdade e pelo sentido; * O direito de consciência e o uso do processo democrático dentro de nossos grupos e na sociedade em geral; * A meta de uma comunidade mundial de paz, liberdade e justiça para todos; * O respeito pela rede interdependente da existência, da qual fazemos parte.
A tradição viva que compartilhamos provém de muitas fontes:
* A experiência direta de mistério e assombro transcendental afirmada em todas as culturas, que nos leva a uma renovação do espírito e a uma abertura das forças que criam e sustentam a vida; * As palavras e escritos de mulheres e homens proféticos, que nos desafiam a confrontar os entraves ao bem comum com justiça, compaixão e o poder transformador do amor; * A sabedoria das religiões do mundo que nos inspiram em nossa vida ética e espiritual; * Os ensinamentos judeus e cristãos que nos aconselham a atender ao amor de Deus através do amor ao próximo como a nós mesmos; * Os ensinamentos humanistas que nos aconselham a atender o chamado da razão e os resultados da ciência, e nos advertem contra idolatrias da mente e do espírito; * Os ensinamentos espirituais de tradições centradas no culto à terra, que celebram o ciclo sagrado da vida e nos instruem a viver em harmonia com os ritmos da natureza. Gratos pelo pluralismo religioso que enriquece e enobrece nossa fé, inspiramo-nos a aprofundar nosso entendimento e expandir nossa visão. Entramos neste convênio como membros livres, prometendo-nos mutuamente confiança e apoio.
Unitários- Universalistas
Serviços Recentes
Um Novo Ano
Palavras de Abertura - Sylvia L. Howe Nós lhes damos as boas-vindas neste primeiro encontro do novo ano. Como Janus, reunimo-nos com parte de nós olhando para trás e parte de nós olhando para adiante. Reunimo-nos na borda do novo ano entristecidos por nossas perdas, acalentando nossas alegrias, conscientes de nossas falhas, com saudades dos dias que passaram. Reunimo-nos na cúspide deste novo ano ávidos por iniciar novamente, esperançosos pelo que está à nossa frente, prometendo fazer mudanças, antecipando amanhãs e amanhãs. Convidamos vocês a compartilhar nossa celebração da vida, sabendo que a vida inclui o bom e o ruim, términos e inícios. Nós lhes damos as boas-vindas! Acendimento do Cálice:
Um Novo Ano
Certa vez eu dei as boas-vindas ao ano-novo na Times Square. Era o início de 1954, quando eu tinha dezesseis anos. Ficamos no Hotel Taft. A orquestra de Vincent Lopez estava tocando na pista de dança do Taft, e eu dancei com minha mãe. A Times Square estava fria, lotada de pessoas, com luzes brilhantes, barulhenta e empolgante. As pessoas falavam com estranhos e lhes desejavam coisas boas. À meia-noite, eu estava no centro do mundo e no centro do tempo. Eu me lembro de ter sentido que a descontinuidade na virada do ano era real, que o tempo parou à meia-noite e então começou de novo, que o novo ano com seu novo número era realmente novo. Agora meus pais se foram, Vincent Lopez se foi, e a Times Square está diferente do jeito que era há cinqüenta anos. Eu dancei, cantei, abracei e beijei em muitas outras vésperas de Ano-Novo. Eu fiz novos inícios, bons inícios, embora acho que nenhum deles tenha acontecido em um dia primeiro de janeiro. Desejo a vocês no ano novo tantos novos inícios quantos vocês precisem, e não mais do que vocês possam lidar. Que eles venham não com uma virada específica de uma folha de calendário ou com o toque de um relógio, mas exatamente quando vocês precisarem deles. Nestea no, que vocês se lembrem de velhos conhecidos, e que a paz se liberte, mesmo que apenas um pouquinho, no mundo e em sua vida. Por Robert Walsh, ministro emérito, First Parish Church UU, Duxbury, Massachusetts. Do livro Noisy Stones, the 1992 UUA Meditation Manual, publicado pela Skinner House. A data que estamos celebrando hoje marca o início de um novo calendário, e vamos celebrá-la com uma comunhão do fogo. Quando a humanidade olhou pela primeira vez os céus e as profundezas do infinito, não viu inícios e términos, passados e futuros. Vimos deuses e espíritos, os destinos e os grandes oráculos. Vimos os ciclos que governavam não apenas o além, mas também a terra, o mar e todos os que habitam neles. O que quer que viveu e cresceu, respirou, amou e morreu o fez de acordo com os ciclos do tempo, que demarcaram seu caminho sobre mais do que nosso céu e terra, mas também sobre nossas próprias almas.
As vidas que vivemos não vão mudar apenas porque nosso calendário humano está diferente. Nossas vidas vêm e vão como ciclos de criação. Esta é a situação humana. Escapar não é possível, nem mesmo desejável. Pois é dentro desses ciclos de vida e morte, de criação e recriação que a influência de nossa particular presença vive eternamente além de nossos intervalos de tempo humanos. Nesta manhã eu convido vocês a participarem de um sacramento chamado comunhão do fogo. Um sacramento é um "sinal externo visível de uma graça interna espiritual". Em qualquer rito sacramental, uma realidade concreta, seja ela água, fogo, pedra ou um pedaço de pão, é vista como um veículo portador de uma capacidade especial de simbolizar em nossas vidas o que é radicalmente significante, de exprimir "uma graça interna espiritual". Hoje, o fogo é investido dessa capacidade. Nosso serviço começou constatando humildemente que nós somos todos aprisionados nos vastos ciclos do tempo. Mas com nossa comunhão do fogo nós constatamos, também, que somos participantes criativos, que temos nossa própria responsabilidade, e nosso próprio potencial e poder dentro do ciclo do tempo. Embora seja verdade que não podemos impedir o ano de mudar, podemos buscar viver mais intensamente no próximo ano. Embora não possamos mudar os ciclos de nascimento e morte, podemos dizer sim a nosso poder de fazer términos significativos, deixar ir todos os hábitos ruins que temos e fazer votos de melhorar. Embora não possamos mudar o ano que passou ou determinar o que o ano novo vai trazer, temos de fato o poder de, a cada momento, comprometermo-nos com novas e melhores maneiras de ser e de agir.
Nossa comunhão vai consistir de duas ações: um "deixar ir" ao passado o que pertence ao passado, e uma "renovação", uma re-dedicação àquilo que é, para cada um de nós, renovador e aprimorador. Eu vou agora acender as duas velas de nossa cerimônia…
(Para acender a Vela do Deixar Ir, diga) Espírito da Vida, esteja conosco em nosso "deixar ir". Ajude-nos a deixar ir nossos velhos hábitos, rancores e atitudes. Deixe que a escuridão em nossos corações se apague com o acender desta chama que deixa espaço para a luz que cura, no ano que chega. Com esta prece, acendemos a Vela do Deixar Ir.
(Para acender a Vela da Renovação diga) Oh Deus da infinita Novidade Desperte em nós força e comprometimento ao bem Ajude-nos a deixar entrar a luz da vida e do amor nos dias que virão. Com esta prece, acendemos a Vela da Renovação. Cada um de vocês recebeu um pedaço de papel. Eu convido vocês agora a escrever uma palavra ou um desenho, um símbolo, que representa o que vocês buscam jogar fora, esquecer, deixar para trás neste ano. Este papel é apenas para os seus olhos. Vocês serão convidados a trazer o papel adiante e queimá-lo nesta chama. O fogo vai consumir não apenas o papel, mas também o que o papel simboliza. Depois de você ter queimado seu papel e deixado ir o que é preciso deixar ir, você está convidado a acender uma vela como símbolo de sua dedicação renovada às aspirações de seu coração. Sua chama vai não apenas acrescentar calor e luz ao nosso encontro, mas também vai aquecer e iluminar seu caminho neste novo ano, simbolizando a "graça interna spiritual". Unitários- Universalistas Calendário 2012 2013 Feriados e Celebrações Nacionais Calendário litúrgico Universalist unitário internacional calendário 2012-2013 com os feridos Um calendário de ocasiñes comemoradas em assembleias Universalist Unitárias. Há as assembleias que não podem comemorar muitos destes eventos. Há igualmente as ocasiões e as tradcões que são importantes para algumas assembleias mas que não são alistados aqui. Alguns são comemorados em anos alternos.
Outono INVERNO MOLA VERÃO
Sábado, 9 de noviembre de 2013
Bienvenidos! Welcome! Congregation Unitarian Universalist Congregación Unitaria Universalista Libertad, razón, hospitalidad Freedom, Reason, HospitalityNuestra iglesia acentúa un enfoque respetuoso y abierto a la religión, pero no requiere la aceptación de una serie absoluta y fija de creencias. Creemos que la sabiduría, la espiritualidad y la fuerza de nuestras éticas y lista valores morales humanos y principios que encauzan nuestra vida pueden ser encontradas en muchos lugares: en la Biblia y otras escrituras sagradas, en la sabiduría de los pueblos indígenas, en nuestra música, ciencias y la poesía, en el seno de la comunidad reunida, y en lo más profundo e íntimo de nuestros corazones y principios morales. Si ya no pertenece a una iglesia porque le oprimen los dogmas que le impone, If you never belonged to a church, you might like to try us. Boricua, te invitamos, así como a tu familia y amigos, a unir manos y corazones con nosotros para comenzar a conocernos!
We invite you, your family, and your friends to join us any time
Por favor, una nuestra lista de correo electrónico Ensamble en la creación de un mundo que sea justo y compasivo, respeta todas lasorientaciones sexuales, un planeta totalmente libre de armas nucleares y de sus medios de producción envíanos ahora: info@uupuertorico.org Fuera de Puerto Rico Unitarios Universalistas de habla hispana La actualidad del nuestro mundo en lengua hispana UUHispano Blog
Encuentro, charla, amistad y crecimiento para las personas que se identifican como Unitarias Universalistas, simpatizantes y todos aquellos interesados en una espiritualidad pluralista, abierta y no dogmatica.http://es.groups.yahoo.com/group/uuhispano/ Please join our mailing list now receive notices of all our services and social events Join with us in the creation of a world that is just and compassionate, respects all sexual orientations, a planet totally free of nuclear arms and the methods of their production. New: LISTEN TO THIS WEEK'S LIBERAL RELIGIOUS HOUR ON LINE and Pod Casts Mail us now info@uupuertorico.org Outside of Puerto Rico Find a Congregation Near You in US, Australia, New Zealand , Canada , United Kingdom, Uganda, South Africa , Singapore , Mozambique , Burundi ,Belgium. Meet, chat, find friendship and spiritual growth with other persons who identify as Unitarian Universalists, people like you interested in an open liberal nondogmatic religion for themselves and their children. Still can't find a Congregation Near You? Visit the Church of the Larger Fellowship (CLF http://www.uua.org/clf ). Your church at home anywhere in the world! Or in the Virtual World First Unitarian Universalist Church ofSecond Life website. ****************************************************************************************************************** > CONGREGAÇÃO POLITICASALVAÇÃO DO MUNDO SÃO AS IGREJAS UNITARISTAS E OS COMUNISTAS VERDADEIROS www.comunistas.tk www.igrejaunitarista.vai.la xxxxxxxxxxxxxXXXXXXXXXXXXxxxxxxxxxxxx
ENSAIOS DE ROBERT G. INGERSOLL SOBRE A BÍBLIA SAGRADA Mobilização QUE É A MOBILIZAÇÃO QUEM NÃO SE PROGRAMA É PROGRAMADOCONSCIENTIZE-SE E MOBILIZE-SE
AJUDE A CONSCIENTIZAR E MOBILIZAR
Robert Green Ingersoll (1894) Tradução: Afonso M. C. Amorim Fonte: infidels.org/library/historical/robert_ingersoll/about_the_holy_bible.html Alguém tinha de dizer a verdade sobre a Bíblia. Os padres não ousariam, porque seriam expulsos de seus púlpitos. Professores nas escolas não ousariam porque assim, perderiam seus salários. Políticos não ousariam. Eles seriam derrotados. Editores não ousariam. Perderiam seus leitores. Comerciantes não ousariam. Perderiam seus clientes. Homens da alta sociedade não ousariam. Perderiam prestígio. Nem balconistas ousariam. Eles seriam dispensados. Então, decidi eu mesmo fazer isto. Há milhões de pessoas que acreditam que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus -- milhões que crêem que este livro é um cajado e uma guia, conselheiro e consolador, que ele preenche o presente com paz e o futuro com esperança -- milhões crêem que ele é a fonte da lei, da justiça e piedade, e que através de seus sábios e benignos ensinamentos o mundo conquistou sua liberdade, riqueza e civilidade -- milhões que imaginam que este livro é uma revelação da sabedoria e amor de Deus na mente e coração do homem -- milhões que têm neste livro como uma tocha que conquista a escuridão da morte e que
derrama seu brilho numa outra vida -- uma vida sem lágrimas.
Eles esquecem sua ignorância e selvageria, seu ódio à liberdade, sua perseguição religiosa; eles lembram do céu mas esquecem as masmorras do sofrimento eterno. Eles esquecem que este livro aprisiona a mente e corrompe o coração. Esquecem que ele é inimigo da liberdade de pensamento. Liberdade é minha religião. Liberdade de mãos e mente -- de pensamento e trabalho. Liberdade é uma palavra odiada pelos reis. Abominada pelos papas. É uma palavra que abala coroas e altares. É uma palavra que já deixou coroados sem súditos, e as mãos estendidas da superstição sem esmolas. Liberdade é o fruto da justiça. O perfume da piedade. Liberdade é semente e solo, o ar e a luz. O orvalho e a chuva do progresso, amor e alegria. I - A ORIGEM DA BÍBLIA
Algumas famílias de viajantes -- pobres, esfarrapados, sem educação, arte ou poder; descendentes daqueles que foram escravizados por centenas de anos; ignorantes como os habitantes da África Central e recém-fugidos dos seus senhores no deserto de Sinai. Seu comandante era Moisés, um homem que havia sido educado pela família do faraó que havia aprendido a mitologia e as leis do Egito. Com o propósito de controlar seus seguidores ele fingiu que fora instruído e assistido por Jeová, o deus dos fugitivos. Tudo o que acontecia era atribuído à interferência do seu Deus. Moisés dizia que encontrara esse Deus cara a cara; que no topo do Monte Sinai ele recebera as tábuas de pedra nas quais, pelos dedos de Deus, os dez mandamentos haviam sido escritos, e que Jeová havia dito quais os sacrifícios e cerimônias que o agradavam e quais as leis que deveriam governar esse povo.
Deste modo a religião judaica e o código de leis foram estabelecidos. Não foi dito que esta religião e esse código de leis se estenderiam a toda a humanidade. Naquela época esses andarilhos não tinham qualquer relacionamento com outros povos. Não havia linguagem escrita, eles não sabiam ler ou escrever. Não havia meios de trazer essas mensagens a outros povos, de modo que elas ficaram enterradas no linguajar dessas tribos ignorantes, miseráveis e desconhecidas por mais de dois mil anos. Muitos séculos depois de Moisés, o líder, estar morto, muitos séculos depois que todos os seus seguidores já não mais existissem, o Pentateuco foi escrito, o trabalho de muitos escribas, e para dar força e autoridade, disseram que Moisés fora o autor. Sabemos hoje que o Pentateuco não foi escrito por Moisés. Cidades são mencionadas que não existiam na época em que Moisés viveu. Dinheiro, cunhado séculos após sua morte, é citado. Então, muitas regras não se aplicavam a viajantes do deserto -- leis sobre agricultura, sobre o sacrifício de bois, ovelhas e bezerro, sobre tecelagem de roupas, sobre colheitas, sobre o preparo de sementes, sobre casas e templos, sobre cidades e refúgios, e sobre muitos outros assuntos que nada diziam respeito a migrantes famintos do deserto e das pedras. Hoje admitem os Teólogos inteligentes e honestos que Moisés não foi o autor do Pentateuco, mas todos admitem que ninguém sabe quem eram os autores, quem escreveu qual daqueles livros, este ou aquele capítulo e linha. Sabemos que os livros não foram sequer escritos numa mesma geração. Que não foram escritos por uma só pessoa. Que está repleto de erros e contradições. Sabe-se que Josué não escreveu o livro que leva seu nome porque trata de eventos que ocorreram muito tempo após sua morte. Ninguém conhece ou finge conhecer o autor dos julgamentos; o que sabemos é que foi escrito séculos após os julgamentos deixarem de existir. Ninguém conhece o autor de Ruth, nem o primeiro e segundo de Samuel; o que sabemos é que Samuel não escreveu os livros que levam seu nome. No 28º capítulo do primeiro Samuel é citada a criação de Samuel pela bruxa de Endora. Ninguém sabe quem foi o autor do primeiro e segundo livro dos reis ou o primeiro e segundo livro das Crônicas; tudo o que sabemos é que esses livros são de nenhum valor. Sabemos que os Salmos não foram escritos por David. Nos Salmos a escravidão é citada, e isto não aconteceu até quinhentos anos após David ter ido dormir com seus pais. Sabemos que Salomão não escreveu os livros dos Provérbios ou as Canções; que Isaías não foi o autor do livro que leva seu nome; que ninguém sabe o autor de Eclesiastes, Jó, Ester, ou qualquer outro livro do Velho Testamento, com exceção de Ezra. Sabemos que Deus não é mencionado ou de qualquer outra maneira citado no livro de Ester. Sabemos também que o livro é cruel, absurdo e impossível. Deus não é mencionado no salmo de Salomão, o melhor livro do Velho Testamento. E sabemos que Eclesiastes foi escrito por um não-crente. Sabemos que os judeus não decidiram qual dos livros eram inspirados -- autênticos -- até o segundo século depois de Cristo. Sabemos que a idéia da inspiração teve um crescimento gradual, e que a inspiração havia sido determinada por aqueles que tinham certos fins a atingir.
Para continuar a leitura visite o site http://www.mphp.org/racionalismo/sobre-a-biblia-sagrada---robert-g.-ingersoll.html O filósofo e escritor suíço Alain de Botton propôs a construção de um prédio de mais de 45 metros de altura que serviria como uma espécie de templo para ateus. O templo seria construído no coração ...
Frequentar as reuniões da Igreja Unitarista - Rua Perdões, 125 pode resolver
****************************************************************************************************************************
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
* Adaptado de: http://www.theopenmind.org.uk/about/leaflets/flame.html Texto pelo Reverendo Art Lester, primeiro, apresentado pela Comissão de Desenvolvimento Unitária nos 1993 Reuniões Unitária da Assembléia Geral. Especialmente adaptado e editado para este site por Matthew Smith. e http://www.uua.org/aboutuu/chalice.html por Dan Hotchkiss
Outside of Puerto Rico Encontre um Congregação Perto de Você em Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia
Facebook ComUUnidad
Universalistas Unitário de Moçambique Informações turísticas 100 Perguntas que os não-membros Pergunte sobre universalismo unitário Nossos valores morais e princípios
O que esperar de ente (Congregação UU de Moçambique) 1 Crenças, credos e doutrinasVamos voltar para o seu lugar nos bancos da igreja,
O que Universalistas Unitários acreditar?Quais valores você segurar mais alto?Nós consideramos os valores mais elevados para ser integridade, carinho, compaixão, a justiça social, a verdade, a paz pessoal e harmonia.Avançando esses valores é um importante propósito de nossas congregações. Será que o UUA ter um credo?Não. Embora o estatuto social da associação contêm uma seção sobre propósitos e princípios, não é uma declaração de um credo religioso. Você assina quaisquer doutrinas?Não temos doutrinas específicas em que os membros são esperados para se inscrever. No entanto, o estatuto social da UUA (Unitarian Universalist Association) e igrejas-membro e sociedades contêm uma Declaração de Propósito e Princípios (ver página 18). Estas são as bases de um acordo solene que igrejas-membro apoiará a UUA e que o UUA apoiará as igrejas individuais. O que você não acredita?Nós não acreditamos que qualquer preceito ou doutrina religiosa deve ser aceita como verdadeira simplesmente porque alguma organização religiosa, tradição ou autoridade diz que é. Também não acreditamos que todos os UUs deve ter crenças idênticas. Será que alguns UUs têm crenças diferentes do que outros UUs?Eles certamente fazer. Como a liberdade individual de crença é um dos nossos princípios básicos, segue-se que haverá diferentes crenças entre nós. Encontrado em igrejas de hoje são o humanismo, o agnosticismo, ateísmo, o teísmo, o cristianismo liberal, neo-paganismo e espiritismo terra. Essas crenças não são mutuamente exclusivos - é possível realizar mais de um. Enquanto estamos ligados por um conjunto de princípios comuns, nós deixá-lo para o indivíduo para decidir o que crenças particulares levar a esses princípios. Você acredita em Deus?Não temos uma doutrina definida de Deus. Os membros são livres para desenvolver conceitos individuais de Deus que são significativas para eles. Eles também são livres para rejeitar o termo e conceito completamente. A maioria de nós não acredita em um ser supremo sobrenatural que pode intervir diretamente no e alterar a vida humana ou para o mecanismo do mundo natural. Muitos acreditam em um espírito de vida ou um poder dentro de si, que alguns optam por chamar Deus. Você acredita em um Deus pessoal?Um Deus pessoal é aquele com quem alguém se sente um relacionamento um-para-um, uma divindade que cuida especificamente para que o indivíduo e para o qual essa pessoa pode apelar diretamente. Poucos UUs caracterizaria Deus nesses termos pessoais. Qual o papel que Deus tocar na Igreja?Na maioria dos serviços, há poucos, se houver, menciona de uma divindade. A ênfase é sobre questões de crescimento humano, potencial humano e questões humanas pessoais que todos nós enfrentamos no dia-a-dia. Há também uma ênfase em questões sociais, morais e éticos que nos confrontam. Embora os participantes são apresentados a partir da perspectiva religiosa do ministro ou o alto-falante, ele nunca se supõe que todos os presentes têm uma crença comum em Deus. Deus significa coisas diferentes para diferentes UUs. Para alguns, o termo tem pouco ou nenhum significado. Seja qual for o caso, oferecemos uma congregação aceitar onde cada pessoa pode descobrir o que dá à vida significado, propósito e direção. Você acredita na existência de seres espirituais?Não no sentido de algo que está desencarnada. A maioria concorda que há uma dimensão espiritual para a vida que está ligado aos aspectos físicos, mentais, emocionais e psicológicos da vida. Você acredita em milagres?Nós não acreditamos em milagres de qualquer forma sobrenatural desde nossas idéias de Deus geralmente não incluem uma divindade que tem a capacidade de alterar o funcionamento do mundo natural. A maioria dos UUs sentir que o dom da própria vida é um milagre suficiente, e que devemos viver o mais plenamente, com alegria e responsabilidade que pudermos. Você acredita em Jesus?Nós não acreditamos que Jesus Cristo nasceu de uma virgem, realizou milagres e ressuscitou da morte. Nós admiramos e respeitamos a maneira como ele viveu, a força do seu amor, a força de seu exemplo e seu sistema de valores. A maioria dos UUs consideram Jesus como um dos vários professores morais e éticas importantes que os seres humanos têm mostrado como viver uma vida de amor, serviço e compaixão. Embora alguns de nós podem questionar se Jesus era uma figura histórica real, nós acreditamos que os seus ensinamentos são de valor moral significativo. Como você considera a Bíblia?Nós consideramos a Bíblia como um dos muitos textos religiosos importantes, mas não considero única ou exclusiva de qualquer forma. Nós não interpretá-la literalmente. Achamos que algumas partes dele oferecer mais verdade e relevância do que outras partes. Embora UUs respeitam a Bíblia e consideram parte de seu conteúdo como a grande literatura, não é um documento central em nossa religião. Você acredita em vida após a morte?Muito poucos UUs acreditam em um contínuo, a existência individualizada após a morte física. Menos ainda acreditam na existência física dos lugares chamados céu ou o inferno, onde se vai depois de morrer. Acreditamos imortalidade se manifesta nas vidas daqueles que afetam durante a nossa vida e no legado que deixamos quando morremos. Você acredita no conceito de evolução?Sim. Acreditamos que as formas de vida mais complexas evoluíram a partir de formas de vida menos complexas. Quais são os laços que unem UUs?Enquanto não há doutrinas escritas ou verbais destinados a esse fim, temos ambos afirmaram e obrigações não declaradas que nos unificam.Os títulos indicados são os princípios e propósitos da UUA que apoiamos individual e coletivamente. Entre as obrigações não declaradas são o nosso respeito mútuo um pelo outro e nossa apreciação dos muitos caminhos religiosos, filosóficos e espirituais, que os nossos membros prosseguir. Estamos unidos em nossa preocupação mútua um pelo outro é bem-estar, e nossa disposição de ajudar uns aos outros em tempos de necessidade. 2 definições e as diferençasO que é um dos favoritos UU adesivo? "Questionar é responder!" Como você acha que a maioria das igrejas definiria um cristão?Doutrina cristã Classical descreveria uma cristã como uma pessoa que acredita:
Para os protestantes, a autoridade para a sua religião é a Bíblia. Para os católicos, a autoridade é os ensinamentos da Igreja Católica. Cristianismo Liberal (a partir do qual os unitários e os universalistas evoluiu) ou minimiza ou descarta a idéia do pecado original, e vê Jesus como um enviado de Deus para nos mostrar como viver uma vida melhor. Os cristãos liberais ver Deus como uma força para o bem, em vez de um ser sobrenatural. Eles são mais flexíveis na sua interpretação das Escrituras, lendo-a mais em seu contexto histórico e simbólico ao invés de dar a interpretação literal de muitas passagens. São UUs cristã?A resposta a esta questão varia entre UUs. Unitários e universalistas, uma vez liberais denominações cristãs protestantes, afastou-se de sua base cristã para abraçar o princípio da liberdade individual de crença. Embora algumas igrejas ainda são liberal cristã, hoje apenas cerca de 20 por cento dos UUs poderiam chamar-se cristão. Assim universalismo unitário não pode ser considerado uma religião totalmente cristã. Como você se diferem dos cristãos?A principal maneira que diferem é que nós não consideramos Jesus como uma revelação única de Deus. A maioria dos UUs (cristãos ainda UU) rejeitariam uma interpretação literal das crenças cristãs reconhecidas, tais como o nascimento virginal, os milagres de Jesus e da ressurreição.Enquanto os cristãos UU aceitaria uma interpretação simbólica desses eventos, a maioria dos UUs ver Jesus como um professor de moral e ética, e não mais do que isso. O que UUs e humanistas têm em comum?Porque a nossa é uma religião muito orientada para humanística, a maioria dos UUs se consideram humanistas em um sentido ou outro. Mas, como o termo Deus, humanismo também significa coisas diferentes para diferentes UUs. Basicamente, o humanismo significa que nós, seres humanos são responsáveis pelo nosso destino para melhor ou pior, e não podemos contar com um poder ou divindade fora para determinar nosso destino individual ou coletiva. O humanismo é também uma afirmação do poder da mente humana e do espírito humano. Há tanto humanistas seculares e religiosos. Os humanistas seculares não acredita em qualquer tipo de divindade; eles acham pouco, se algum, o valor em linguagem religiosa, histórias, mitos ou símbolos de qualquer tradição religiosa. O humanista religioso, mantendo a definição acima do humanismo, não negam com veemência a idéia de Deus. Normalmente definir Deus como um poder profundo dentro de si mesmos, eles também encontram determinadas mensagens ou temas em histórias religiosas que lhes proporcionam a compreensão e orientações para a vida humana. Há tanto humanistas seculares e religiosos dentro da nossa família da igreja, e abrimos espaço para ambos. Qual é a diferença entre um unitarista e um Universalista?Do ponto de vista institucional não houve nenhuma diferença desde 1961, quando os Unitários e universalistas mescladas. O que pode ser considerado as palavras de relógios de universalismo unitário?Tradicionalmente eles têm sido liberdade, razão e tolerância. Enquanto UUs de hoje ainda reverenciam estas três palavras, eles acrescentaram mais três palavras: espírito, graça e amor. Quais são algumas das características do UUs?O típico UU é bem-educado, moderadamente ricos, e profissionalmente empregada. A maioria de nossas igrejas locais estão trabalhando duro para atrair uma sociedade mais diversificada. Queremos ser congregações acolhedor, livre de discriminação econômica, religiosa, racial, étnica ou sexual. É Unitário Universalismo realmente uma religião?Ao lidar com as crenças e teologia, é importante notar que Unitário Universalismo é uma forma de ser religioso , em vez de uma doutrina religiosa.Para nós, a religião é uma busca permanente de significado, propósito, valor e profundidade espiritual na vida de alguém. Nós acreditamos que os indivíduos têm o direito de fazer a sua própria pesquisa, e que nem todas as pessoas (nem mesmo todos os UUs) estão indo para compartilhar as mesmas crenças. A nossa é uma religião não-confessional, não-doutrinária que afirma a liberdade individual de crença. Por esta razão, não é possível dar uma resposta geral à possibilidade ou não UUs acreditar em Deus, Jesus, a Bíblia ou a vida após a morte. Apesar de não acreditar que tudo a mesma coisa sobre estes e outros assuntos, nós acreditamos que cada pessoa tem a integridade ea capacidade de chegar a um acordo com as suas crenças religiosas de uma forma que é certo para essa pessoa. Qual é a sua atitude para com outras confissões religiosas, como o judaísmo, o hinduísmo eo budismo?Nós acreditamos que há sabedoria na maioria, se não todas, as religiões do mundo. Sentimos cada um é valioso para o que pode nos dizer sobre nós mesmos e nosso mundo, e como seus membros a encontrar sentido e direção religiosa. Não UUs acreditar em uma religião universal?Acreditamos na universalidade da religião em que reconheçamos todos os seres humanos fazem perguntas como: "Por que estou aqui? Qual é o significado e propósito da minha vida? Por que eu tenho que morrer?" Percebendo todas as religiões procuram dar respostas a perguntas como estas, nós pensamos que há muita sabedoria em suas muitas respostas. Poucos UUs argumentam que não há, nem nunca será, uma única religião universal que é direito de todos. 3 Life, Death, Salvação, SinUm ministro universalista de uma congregação obstreperous tornou-se irritado com as disputas internas, durante uma reunião do conselho de administração. Interrompê-los, ele pediu aos membros do conselho que Universalismo significava para eles. Em uma coisa, eles concordaram, "Universalismo significa salvação universal; todos nós estamos indo para o céu quando morrer." O ministro disse: "Você sabe, se eu fosse Deus, eu ia colocar vocês em mansões ao lado uns dos outros e fazer você viver juntos por um milhão de anos ou mais até que você aprendeu a conviver uns com os outros." Como você considerar a morte e como isso afeta a maneira como você vive?Rev. F. Forrester Igreja definiu a religião como "Nossa resposta humana à dupla realidade de estar vivo e ter que morrer." A maioria dos UUs considerar a morte como o fim definitivo e total de nossa existência. Ao invés de ver isso em um sentido mórbido ou desesperado, vemos a finalidade da morte como uma razão para viver a vida da forma mais completa possível. Apesar de considerar a morte como o fim de nossa vida consciente, esperamos que vamos viver nas mentes e nos corações de todas as pessoas cuja vida que enriqueceu durante a nossa vida terrena. Como considera o pecado?Nós não acreditamos que uma pessoa nasce e escravizados na forma que a doutrina do pecado original ensina. Acreditamos que as pessoas são punidos por seus pecados, não para eles, e que as pessoas más fazer shows com eles. Acreditamos, também, que é enriquecida por nossas virtudes e que o bem que fazemos a vida com a gente e ajuda a tornar o mundo melhor. Você pode assistir a uma igreja UU por anos e raramente ouvem a palavra pecado. Como você explica o mal?Não temos respostas com base em doutrina rápidas para explicar o mal, dor e sofrimento, e do fato de que a vida pode ser infernal, às vezes. Para todo o nosso otimismo, a maioria de nós reconhece que há um lado quebrado, fragmentadas ou caído para a humanidade, e em cada uma de nossas vidas. Enquanto nós admitimos a existência desse lado negativo da vida, não tente dar a ele. Você vai encontrar muitas UUs envolvidos nos esforços para fazer deste um mundo mais justo, pacífico, sã e habitável em níveis locais, nacionais e globais. Nós nos esforçamos para agir e pensar em formas que permitam a todos os seres humanos para alcançar o seu potencial. E mesmo se não podemos explicar por que as pessoas sofrem, podemos tentar ajudá-los quando eles fazem. Pode UUs ir para o céu ou para o inferno?Como não há nenhuma maneira de saber com certeza se vamos qualquer lugar quando morremos, muito poucos, se qualquer um de nós acreditam na existência física de um lugar chamado céu ou inferno. E sobre a salvação? Pode um UU ser salvo?A salvação não é uma palavra que usamos freqüentemente. Nós não acreditamos que as pessoas nascem em um estado de pecado do qual eles devem ser salvos, a fim de evitar gastar uma eternidade sofrendo no inferno. Como acreditamos que em nenhum pecado original nem o inferno, não sentem a necessidade de ser salvo de qualquer um. Você acredita em um Redentor?Não. Nós acreditamos que deve ser julgada pela forma como vivemos nossas vidas e servir aos outros, não no que um redentor fará por nós. Nós respeitamos os líderes religiosos e espirituais, como Jesus, Moisés e Buda para o que eles podem nos ensinar sobre a vida, e não como redentores no sentido tradicional. Se você não temo a Deus, inferno, ou a condenação eterna, que é o seu incentivo para agir moralmente e responsável?Nós sentimos que as pessoas que vivem vidas morais e éticos geralmente o fazem, porque eles têm um senso de responsabilidade para si e para os outros. Nosso incentivo é que queremos viver em um mundo mais sadio, pacífico e justo do que aquele que temos no presente, e queremos passar de um mundo melhor para as gerações seguintes. Sustentar que a vida moral e ética só ocorre porque as pessoas temem o inferno ou condenação é para humilhar aqueles que procuram levar uma vida moral e eticamente responsáveis. 4 Atitudes e InteressesA pequena mulher de meia-idade pediu ao balconista para cortar 40 metros de chiffon rosa para ela. Quando ele perguntou o que ela poderia desejar com 40 metros de chiffon, ela respondeu: "Eu estou fazendo uma camisola para mim mesmo." "Mas, certamente, você não precisa de 40 metros. Você não é uma grande mulher." "Sim, mas o meu marido é um unitarista e ele prefiro olhar para algo que realmente encontrá-lo." Qual é a sua atitude para com as mulheres e as minorias?Apesar de ser uma questão de opinião se os homens e as mulheres têm alcançado completa igualdade em nossa religião, teologia feminista teve um impacto forte e positivo sobre nossas igrejas, em particular na última década. No entanto, o nosso recorde na captação de minorias raciais, étnicas e culturais em nossa denominação não é tão bom. Estamos trabalhando duro para sair do nosso molde tradicional para incluir uma sociedade mais diversificada. Você categorizar UUs como otimista ou pessimista?Apesar da fraqueza e fragilidade de todos os seres humanos, estamos otimistas com o potencial de todas as pessoas. Você acredita Unitário Universalismo é a única religião verdadeira?Não. Nós acreditamos que cada religião contém verdades sobre quem somos, por que estamos aqui e como devemos viver com nós mesmos e aos outros. Como você caracterizaria a sua religião?Não só temos uma atitude esperançosa e otimista sobre a vida, acreditamos firmemente que os seres humanos têm um grande potencial para reconhecer o direito, erros corretos, encontrar soluções e fazer deste um mundo melhor. Ao invés de se sentir vinculado por debilidades humanas, enfatizamos forças humanas. Acreditamos que as pessoas têm a força, poder e inteligência para fazer coisas boas acontecem. Você pode chamá-lo de um "pode fazer" a religião. Como você explica que as coisas ruins acontecem?Nós não temos nenhuma explicação baseada na religião de tragédias, horrores da vida e desgostos. A vida pode ser sem sentido perdido, diminuída e humilhada em muitos aspectos, mas a maioria dos UUs não atribuem essas perdas com a vontade de Deus. Em vez disso, a maioria dos UUs concordar que vivemos em um universo indiferente. Ao invés de tentar explicar tragédias inexplicáveis da vida, tentamos ajudar as pessoas quando estas tragédias greve, e fazer tudo o que pudermos para restaurá-los de novo a esperança. Onde você virar quando você precisar de apoio?A maioria vez de familiares, amigos e pessoas dentro de sua comunidade religiosa com quem eles são especialmente perto e quem confiar.Alguns UUs me sinto um relacionamento com um poder maior do que eles mesmos e para quem eles vão virar quando eles precisam de apoio.Eles dão esse poder muitos nomes. Deus é um deles, mas longe de ser o único. São medos ou ameaças parte de sua religião?Não, certamente não no sentido de punição divina pelos erros de uma pessoa. Acreditamos que os seres humanos devem ser responsáveis por suas ações e fazer reparações pelos danos que eles podem trazer para os outros. Mas não acreditamos que Deus vai castigá-los. Qual o papel da ciência na sua igreja?Nós aceitamos os ensinamentos da ciência e do método científico. UUs acreditam que o princípio científico que afirma que há sempre mais verdade a ser descoberto sobre o nosso mundo, também se aplica à religião. 5 HistóriaÉ Unitarianismo Universalismo uma religião americana?Suas origens estão na Europa e da Reforma Protestante. No entanto, contemporâneo Unitário Universalismo é uma religião americana, que germinou e floresceu na Nova Inglaterra em 1750-1800 como um spinoff liberal da Igreja Congregacional. Qual é a história de universalismo unitário?Embora ambos unitarismo e Universalismo cresceu a partir da ala esquerda da Reforma Protestante na Europa durante o século 16, ambos assumiram um sabor americano, quando foram introduzidas nos Estados Unidos. Ambas as religiões originadas em parte como um protesto contra duas doutrinas calvinistas: depravação total (Original Sin) e Predestinação (a doutrina dos eleitos - a crença de que Deus tenha determinado se você vai para o Céu, mesmo antes de você nascer). Os Unitários, apesar de reconhecer a realidade do mal, não acredito que qualquer pessoa nasceu em um estado de total corrupção da qual eles poderiam ser resgatados unicamente por vontade de um Deus arbitrário. Eles acreditavam que todas as pessoas tinham o potencial para o bem ou para o mal, dependendo tanto a vida que escolheu para viver e sobre o ambiente social em que nasceram e foram criados. Os Unitários eram cristãos que acreditavam que as pessoas devem interpretar a Bíblia à luz da razão humana. Apesar de Jesus e da Bíblia foram fundamentais para sua fé, eles consideravam Jesus como mais de um professor de moral e ética do que um ser sobrenatural. Eles não acreditam na divindade de Jesus, que ele era o filho de Deus, mas não o mesmo que Deus. O termo "Unitário" originalmente significava "não-trinitária" a crença em um único Deus unificado e não uma entidade de três partes. O termo Universalismo originalmente significava que todas as pessoas poderiam ser salvas (salvação universal), em oposição à salvação dos poucos que Deus iria escolher para salvar. Apesar de Christian, os universalistas não acredito que um Deus amoroso seria condenar as pessoas a uma eternidade do inferno. Eles acreditavam que as almas de todas as pessoas mortas acabaria por se reconciliar com este Deus de amor, apesar de que seria necessário um tempo maior para alguns para ir para o céu do que outros. Ambos os grupos tiveram suas origens americanas no final do século 18. Igrejas Unitárias e universalista foram estabelecidos principalmente em New England, mas durante o século 19, o unitarismo espalhar oeste e muitas igrejas foram organizadas na Califórnia. Durante todo o dia 19 e até o início do século 20, o unitarismo e Universalismo foram alternativas cristãos liberais para as formas mais duras e dogmáticas do cristianismo da época. Durante o século 20, ambas as religiões começaram a afastar-se de sua origem cristã para uma religião baseada na liberdade individual de crença. Os universalistas mantiveram a sua identidade cristã mais tempo do que os Unitários. Na congregação de hoje, é comum encontrar uma variedade de crenças: humanista, agnóstico, teísta, ateu, liberal cristã, etc. Ao longo da última década, a teologia feminista fez um impacto: os nossos hinários são de gênero inclusive, metade dos nossos ministros assentados são mulheres e uma espiritualidade terra de inspiração feminista surgiu. O termo Unitarian afirma que acreditamos que há uma unidade de toda a vida, o que os princípios e propósitos UUA chama de "a rede interdependente de toda a existência da qual fazemos parte." O termo indica Universalismo universalidade da própria religião. Nos princípios e propósitos UUA, afirmamos que você pode encontrar sabedoria em todas as religiões do mundo. Quando foi a incorporação da unitarismo e Universalismo acontecer?A diferença entre os dois movimentos correu muito mais ao longo das linhas culturais do que as teológicas e classe. Os Unitários atraiu originalmente colarinho branco pessoas: profissionais, educadores, líderes culturais, etc. As congregações universalistas foram compostas principalmente de colarinho azul pessoas da classe trabalhadora, como os agricultores e pescadores. Em meados do século 20, essas distinções tinha borrado, fazendo uma fusão possível e financeiramente necessária para a sobrevivência das duas religiões. Após vários anos de discussão e negociação durante os anos 1950, a Associação Unitária Universalista (UUA) foi formada em 1961. Como é universalismo unitário distinto de outras religiões?Nós não temos nenhum credo religioso e nem solicita membros a aderir a quaisquer doutrinas. A religião baseada na liberdade individual de crença, nós encorajamos todos os membros para perseguir suas próprias viagens religiosas e espirituais. 6 A Associação Unitária UniversalistaQue metas e valores de todo o mundo que a Associação Unitária Universalista promover na sua declaração de propósito e princípios?
Onde estão as sedes do UUA?A sede da Associação são a 25 Beacon Street, em Boston. Elegemos um presidente em tempo integral a cada quatro anos, que administra a organização e o representa no mundo religioso e secular. Cada junho, delegados de congregações em todo o país reúnem-se em uma Assembléia Geral de cinco dias para ouvir os relatórios, os oficiais eleitos e tomar posições sobre as questões públicas. Há aproximadamente 1.025 congregações na América do Norte (e alguns em outras partes do mundo), que estejam associadas com a UUA. Em comparação com a maioria das principais denominações protestantes, que são bastante pequenos. No entanto, temos tido um crescimento lento mas constante desde o final da década de 1970. Como é que o presidente da UUA selecionado?A cada quatro anos na Assembleia Geral UU, os delegados e procuradores reconhecidos eleger um presidente, que provavelmente começou a fazer campanha 18 meses mais cedo para o escritório em tempo integral. Se permitida a reeleição, o presidente geralmente é executado sem oposição por um período adicional de quatro anos. 7 aduaneiros, Cerimónias, CelebrationsÉ cerimônia parte de sua tradição?Nascimento , casamento, morte - marcamos todas estas ocasiões com cerimônia. Este é um típico Calendário de Festas de Unitarian Universalist Congegations. Estas cerimônias não são considerados sacramentos. O ministro adapta cada serviço para as pessoas envolvidas, pessoalmente, para que a cerimônia será especialmente apropriado para eles. Você tem uma cerimônia de batismo?Temos um Dedicação e Naming cerimônia realizada na mesma idade que as crianças em outras religiões são batizados ou batizado. Este serviço é chamado de uma celebração e DEDICAÇÃO DA VIDA NOVA. Os pais e patrocinadores (ou padrinhos) prometem oferecer a criança uma educação saudável - fisicamente, emocionalmente, mentalmente e espiritualmente. A água é muitas vezes usada (algumas gotas sobre a cabeça da criança) como um símbolo da renovação e regeneração da vida, que a criança representa tão bem. Existe uma cerimônia de posse de novos membros?O tipo de cerimônia varia por congregação; não há cerimônia de posse oficialmente sancionada. Duas ou três vezes por ano, muitas congregações realizar uma cerimônia informal como parte de um culto de domingo em que os novos membros são formalmente recebidos pela igreja. Não UUs celebrar o Natal e na Páscoa?Sim, nós fazemos. A diferença pode ser que nós amarrar estas férias mais para a mudança das estações do que podemos fazer para temas cristãos tradicionais. Eles são honrados como celebrações do solstício de inverno e o equinócio da primavera - a esperança ea promessa simbolizado pelo alongamento das horas de luz do dia em dezembro, e a renovação da vida na primavera após a temporada de inverno de escuridão. As contas tradicionais do nascimento de Jesus e da Ressurreição às vezes são incluídos nestas celebrações e citou como mitos que contêm uma mensagem positiva sobre a vida humana. O nascimento de uma criança, por exemplo, representa a esperança e promessa encontrada em cada nova vida. A crucificação e ressurreição são simbólicas de como a vida nova pode surgir mesmo depois de um momento de dor e sofrimento. Tal como acontece com a própria Bíblia, essas histórias não são tomadas literalmente, mas para o que eles simbolicamente nos dizer sobre a vida humana. Nós celebramos a Páscoa como o retorno da primavera e a renovação da vida; a este respeito, chamamos a mais na pagã ao invés da origem cristã deste feriado. Os relatos do Novo Testamento sobre a ressurreição pode ser citada como um símbolo da força, poder e renovação da vida. Nós não aceitamos a idéia de uma ressurreição física. A maioria dos UUs consideram Jesus como um de uma série de especialmente talentosos, professores perspicazes da humanidade. Esses líderes têm surgido ao longo da história para nos ensinar como devemos viver e estar em paz com nós mesmos e uns aos outros. Jesus não é considerado único a este respeito. Sua morte reflete um fim trágico e doloroso da vida. Porque UUs há muito tempo rejeitou a ideia de pecado original, a crença de que Jesus expiou os pecados do mundo com a sua morte tem pouca relevância para nós. Mesmo quando unitarismo e Universalismo foram claramente religiões cristãs, eles ainda rejeitou esta doutrina da expiação. Você aceita a cremação?Vemos a cremação como uma forma aceita de enterro e é amplamente escolhido por UUs. Você ora durante o serviço, e em caso afirmativo, quais?Isso varia de acordo com congregação. A maioria dos serviços de domingo tem um tempo para a meditação, muitas vezes precedida por palavras faladas do ministro. Em uma congregação teísta, orações serão dirigidas a uma divindade; em uma congregação humanista, orações assumirá a forma de reflexão pessoal e meditação. Você ora em casa?É de inteira responsabilidade do indivíduo. Embora mais UUs estão buscando maneiras de cultivar uma vida espiritual, poucos se caracterizar a oração como uma relação pessoal com um Ser Supremo. Oração para UUs é uma maneira de entrar em contato consigo mesmo. Não UUs participar de ritos prescritos e sacramentos como a Ceia, a confirmação, a confissão do Senhor e extrema-unção?Não. Embora tenhamos cerimônias apropriadas para eventos importantes, nós não considerá-los sacramentos. 8 O Unitarian Universalist ministroComo são ministros UU educado?Para ser um UU ministro acreditado, um homem ou uma mulher em primeiro lugar deve ser aprovado pelo Comitê de Fellowship Ministerial da UUA. Este é o órgão que avalia as credenciais e habilidades dos ministros potenciais. O candidato deve ter ganho uma licenciatura e um mestrado em Divindade ou superior grau de uma seminário teológico credenciada. Formação ministerial específico é oferecido em Starr Escola Rei para o Ministério em Berkeley, Califórnia; Meadeville Lombard Theological School, em Chicago; eo Harvard Divinity School. (Harvard Divinity School educa ministros de uma série de outras denominações também.) No entanto, um grau a partir de qualquer escola teológica credenciada é aceitável, desde que o candidato tenha formação específica em universalismo unitário. Como fazer igrejas UU escolher um ministro?Quando ocorrer uma vaga, a igreja local, irmandade ou sociedade nomeia um Comitê de Busca de membros da igreja. O papel do UUA neste momento é fornecer uma lista de ministros futuros aprovados para o Comitê de Busca, que então telas, entrevistas e faz a sua recomendação para os membros, um processo que normalmente leva um ano. Em uma reunião especial dos membros da igreja ouvir o relatório da Comissão de Pesquisa e votar para aceitar ou rejeitar a recomendação do Comitê de Busca. Há ministros UU que entraram no ministério a partir de um fundo não-cristão?Sim. Eles vêm de denominações cristãs, o judaísmo e outras religiões. Embora não haja estatísticas disponíveis sobre as origens religiosas e filosóficas de nossos ministros, a maioria vieram da tradição cristã. Qual o papel que o ministro jogar?Como líderes de outras religiões, o ministro é um professor, guia, pregador, conselheiro e administrador. O ministro é esperado para falar a verdade como ele ou ela veio a conhecê-lo, e compartilhar isso com a congregação com o entendimento de que os membros estão a fazer as suas próprias mentes sobre o assunto em mãos. Faça ministros de diferentes igrejas defendem diferentes crenças?Sim, a liberdade de crença se estende aos nossos ministros como o faz a cada membro. Além de suas crenças individuais, no entanto, o ministro fornece o melhor que pode, uma atitude aberta e aceitar para pessoas com crenças diferentes do que o seu. Uma mulher pode ser um ministro na igreja UU?Sim. Por uma questão de fato, a Igreja Universalista da América foi a primeira religião para sancionar um ministro mulher, Olympia Brown que foi ordenado em 1863. Qual a percentagem de ministros UU atualmente empregados em igrejas locais são as mulheres?Cerca de 45 por cento, o maior número de qualquer denominação estabelecida. Qual a percentagem de ministros UU são mulheres?Incluindo aqueles em formação, mais da metade dos ministros na Associação Unitária Universalista são mulheres. 9 A Igreja Unitária UniversalistaExiste uma cabeça da igreja?No sentido tradicional, não é indivíduo que governa UUs. Fazemos eleger um presidente da UUA para gerenciar a organização, para representar o UUA no mundo religioso e para proporcionar uma sensação geral de direção para seus membros. Se a maioria dos UUs não acredito em um Deus pessoal, porque é que as congregações chamadas igrejas?O termo Deus é significativo para muitos de nós, mas não temos nenhum credo que define essa crença. Uma vez que muitos de nossas congregações foram fundadas quando unitarismo e Universalismo foram religiões cristãs liberais, eles foram chamados de igrejas, no momento de sua formação. A maioria ainda utilizar a denominação em um sentido mais amplo, mais abrangente. "Igreja", contudo, não é o único termo utilizado para identificar uma congregação UU; alguns são chamados bolsas, outras sociedades. Não congregações refletir a diversidade social e racial da América?O processo de quebrar certas barreiras demográficas é um dos maiores desafios para UUs contemporâneos. Enquanto professando para incluir todas as pessoas, em grande parte, continuamos a ser um branco, com nível universitário, denominação razoavelmente abastada. Embora algumas das nossas congregações refletem uma mistura racial e étnica forte, eles são a exceção. Esta é uma questão com a qual continuamos a lutar. Não posições de liderança nas congregações UU e na UUA refletir ou favorecer um fundo religioso particular?Não. A liderança de uma congregação em particular provavelmente irá refletir a composição religiosa da congregação, seja humanista, teísta ou cristã. Não há nenhum teste religiosa para posições de liderança na UUA, só que a pessoa ser qualificada para o cargo e tem um compromisso com a religião liberal. O que os membros fazer para chegar a organizações e grupos em sua comunidade?UUs têm uma reputação de ser envolvido em comunidade e grupos cívicos e muitas vezes atuam em conselhos de organizações de serviços humanos. Muitas igrejas oferecer suas instalações para grupos da área que buscam espaço para reuniões, tais como grupos de recuperação, oficinas comunitárias e grupos de apoio. O que as crianças aprendem e estudo na Escola Dominical?O objetivo do nosso programa religioso é proporcionar às crianças e jovens com conhecimentos e experiências que irão ajudá-los a fazer escolhas informadas sobre sua vida religiosa como eles se aproximam a idade adulta. Os principais objetivos são a ensinar respeito por si mesmo e para os outros, a valorização dos ensinamentos das tradições religiosas do mundo, preocupação com a justiça social e respeito pelo nosso planeta Terra. Visitar outras igrejas, eles aprendem o que várias religiões ensinam sobre algumas das grandes questões da vida, de uma forma adequada para sua faixa etária. Os programas são adequadas à idade da pré-escola até o ensino médio. Por exemplo, temos um muito aclamado "Sobre sua sexualidade" curso para meninos e meninas de alta idade júnior. 10 EstatísticasQuantos UUs existem?Há 200.000 nos Estados Unidos e no Canadá, 80.000 na Romênia e Hungria, 10.000 na Grã-Bretanha e na Europa, e pequenos grupos na Índia, Filipinas e Nigéria. É a adesão crescente ou decrescente?Desde a fusão 1961 até final de 1970, a associação passou por um lento declínio semelhante ao de outras igrejas. Nos últimos anos, tivemos um crescimento modesto, mas constante. Como é que o crescimento no número de membros para comparar o crescimento das igrejas protestantes?Filiação UU aumentou cerca de 10 por cento desde 1980. Durante esse mesmo período em associação principais denominações protestantes diminuiu. Como é que o crescimento no número de matrículas da Escola Dominical comparar ao de igrejas protestantes?Desde 1980, as matrículas em nossas escolas dominicais é de até 40 por cento; nas igrejas protestantes é baixo cerca de 50 por cento. Qual a percentagem de membros são pessoas com pouca experiência no atendimento de serviços de Escola Dominical ou da igreja?Embora não existam estatísticas sobre isso, Rev. Charles Gaines do Departamento de Extensão da UUA sente que temos um número crescente de 20 e 30 anos de idade com pouca ou nenhuma filiação religiosa anterior. São UUs difícil encontrar?Mais ou menos. Apenas um americano em cada 1.300 é um Universalista unitária. 11 O ServiçoO que é um serviço típico igreja no domingo como?Nosso serviço típico segue uma estrutura protestante: hinos, leituras, meditação, canto pelo coro, música de órgão e um sermão. Embora o formato do serviço é semelhante a uma igreja protestante, o conteúdo é bem diferente. Deus ou Jesus quase nunca é mencionado e raramente existem leituras bíblicas. Embora as palavras antes da meditação pode soar como uma oração, eles não são dirigidas a e não solicitar o apoio, inspiração, ajuda ou bênção de uma divindade sobrenatural. Que símbolos que você exibir em suas igrejas?No santuário da maioria das igrejas UU, você vai encontrar sem sinais ou símbolos tradicionais. No entanto, nessas igrejas que optaram por manter a sua identidade cristã liberal, você pode ver, uma Bíblia aberta cruz, ou algum outro símbolo cristão. Algumas igrejas exibir símbolos cristãos, apenas para fins históricos. Outras igrejas, demonstrando a sua crença de que há sabedoria em cada uma das religiões do mundo, símbolos de muitas crenças de exibição: Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, orientais, indígenas, entre outros. Não há regras estabelecidas pela nossa Associação quanto ao que constitui o uso adequado de símbolos religiosos; a decisão é deixada para a congregação local. Qual é o significado do cálice flamejante?Nos dias que precederam a II Guerra Mundial, o Comitê de Serviço Unitária com sede em Boston estava tentando resgatar Unitários e outros liberais religiosos provenientes das partes da Europa (nomeadamente Checoslováquia), onde as suas vidas foram ameaçadas pelo nazismo. O cálice de fogo foi o código pelo qual aqueles que precisam ser resgatados se identificaram a Comissão de Serviço da Unitarian. Este símbolo, que entrou em uso generalizado em serviços de domingo, durante os últimos 20 anos, é iluminado geralmente no início do serviço, acompanhado por um ritual falada simples. Em nossos serviços hoje o cálice simboliza a sabedoria, conhecimento e discernimento espiritual, e a chama que se ergue o cálice representa a luz de iluminação e entendimento. Qual é a Comunhão Flower?Muitas congregações observar esse ritual simples no final da primavera. Na Flor domingo, cada pessoa traz uma flor e coloca-lo na mesma cesta grande. No encerramento do serviço, cada pessoa caminha pela cesta e remove uma flor. A variedade de flores simboliza a variedade de povos, crenças e idéias encontradas na congregação. Trazendo uma flor simboliza a ideia de que cada pessoa traz algo de si mesmos e contribui para o serviço. A remoção da flor representa cada pessoa tirar algo que os outros têm contribuído. Como o cálice de fogo, este serviço também se originou na Tchecoslováquia antes da Segunda Guerra Mundial. Ela foi criada pelo ministro checo Norbet Kapek que, em Praga, foi o ministro de a maior do mundo congregação Universalista durante os anos 1920. e 1930. Capturado pelos nazistas, foi executado no campo de concentração de Dachau. Sua esposa, Maya, que fugiu para os Estados Unidos com a ajuda da Comissão de Serviço, introduziu a Comunhão Flor às congregações nos Estados Unidos e no Canadá. Qual é a extensão do ritual na igreja?Unitários e universalistas surgiu a partir da asa igreja livre radical da Reforma Protestante, onde todos os tipos de ritual religioso e liturgia eram suspeitos. Ainda mantendo alguns dos que a suspeita, evitamos cerimônia rote ou ritual para seu próprio bem. Apesar de tentarmos fazer significativa desses rituais e símbolos que nós usamos, não queremos que eles se tornem fins em si mesmos. Por que alguns dizem que ouvir sermão de um ministro UU é muito parecido com assistir a uma aula da faculdade?Porque nós temos uma religião bastante intelectual, os ministros falam frequentemente sobre questões de não-religiosas contemporâneas que a maioria dos adultos encontram-se de grande interesse. 12 Juntando-se à IgrejaQualquer pessoa pode ser um Universalista unitária?Pessoas de todas as crenças são bem-vindos à nossa igreja - Christian, ateu, agnóstico, e todas as outras tradições. O que nos une como uma congregação é o respeito mútuo, a aceitação de um outro, e incentivo no crescimento espiritual. Será que um ateu será bem-vindo e se sentir confortável? Como cerca de agnósticos, cristãos, judeus, católicos, negros, gays, ou minorias?Todos os itens acima são bem-vindos em qualquer uma de nossas igrejas. Tentamos oferecer um lugar para todas as pessoas, independentemente de onde eles possam estar na viagem da vida. Afirmamos a dignidade eo valor inerente de todas as pessoas e essa afirmação claramente se estende àqueles cuja orientação sexual é gay, lésbica ou bissexual. Unitário Universalismo é uma das poucas denominações na América do Norte que ordenam clérigos gays e lésbicas. A proporção de heterossexuais aos membros homossexuais em nossa denominação é o reflexo da população em geral. Como ativamente você tentar converter as pessoas?No sentido geral do termo, nós não tentar converter as pessoas em tudo. Se as pessoas são felizes e seguros em sua própria religião, nós certamente não tentar mudá-los. Nós oferecemos uma alternativa para aqueles que procuram uma casa religiosa e sentem que não se encaixa com as igrejas tradicionais. Por que as pessoas se tornam UUs?Cerca de 80 por cento dos membros de hoje cresceu em uma fé diferente do universalismo unitário. Muitas pessoas que se juntam foram criados em uma religião em particular, mas no final da adolescência ou início da idade adulta passaram a detestar com ele e ficou longe de todo o envolvimento religioso até que eles se casaram e tiveram filhos. Naquela época eles queriam que seus filhos têm algum tipo de envolvimento religioso, ou eles mesmos sentiam a necessidade de uma dimensão espiritual em suas vidas. Não confortável voltando para a religião na qual eles foram criados, eles acham a nossa igreja uma alternativa satisfatória. Alguns se juntar por razões sociais, alguns para estar com pessoas que pensam, alguns para estímulo intelectual, e alguns estão buscando uma religião favorável em que eles podem exercer a sua própria jornada espiritual. Há mais pessoas mudando para universalismo unitário do que a outras religiões?Em números absolutos, não, mas cerca de 80 por cento de nossos membros vêm de outras religiões. Como uma pessoa pode se beneficiar por se tornar um membro?Se as pessoas estão à procura de um lugar onde se pode exercer livremente a sua própria jornada de vida religiosa, filosófica e social, então eles muito pode querer se juntar a uma igreja UU. Nós gostamos de pensar que em cada congregação um novo membro vai encontrar boa vontade e companheirismo, além de inúmeras oportunidades de participar. A maioria das pessoas se unem à igreja como adultos?Sim, a maioria dos membros de hoje se juntou a uma igreja como um adulto. Apenas 20 por cento dos nossos membros nasceram em uma família UU. Quando as pessoas decidem se juntar a sua igreja, qual o papel que a igreja de seus pais brincam na sua decisão?Quando procuram uma igreja para si, as pessoas (especialmente os baby boomers) podem levar em consideração a filiação religiosa de seus pais, mas que geralmente não é o fator determinante. É comum as pessoas a comprar ao redor, visitando várias igrejas antes de tomar uma decisão?Pessoas investigar Unitário Universalismo são muitas vezes comprando em torno de uma igreja. O que são elementos necessários para fazer?Embora não tenhamos requisitos de participação, tais como participar de um número mínimo de serviços de domingo, nós encorajamos os membros a participar das atividades da congregação como o seu tempo e energia autorização. Para se tornar um membro de assinar o livro de membro daquela igreja, indicando que você está de acordo com as metas de UU. Para se tornar um membro votante você é obrigado a fazer uma contribuição anual para a igreja. São membros deverão contribuir financeiramente com a igreja?Para garantir apoio financeiro para o seu orçamento, a maioria das congregações conduzir uma unidade de penhor anual em que o montante da caução é determinado por cada pessoa ou família que fez o compromisso. Apesar de algumas congregações são mais específicos do que outros em sugerindo que eles gostariam que seus membros para dar, nenhum exigir uma quantidade especificada como uma condição para a adesão. 13 Tomando uma posiçãoSerá que a igreja tomar posição sobre questões públicas?Todos os anos, durante a Assembléia Geral da UUA, os 4.500 delegados votar em três ou quatro resoluções pertinentes às preocupações sociais, econômicas ou ambientais atuais. Apesar de a votação sobre estas resoluções não se destina a representar a opinião de cada membro da igreja, dá uma visão ampla da opinião UU e serve para incitar UUs individuais para educar-se sobre essas questões e envolver-se em nível local. Ambos os ministros individuais e leigos muitas vezes tomar uma posição como UUs sobre políticas públicas controversas. Alguns exemplos notáveis são a Guerra do Vietnã, o projecto, e os direitos do casamento para todos. Mesmo que faça declarações coletivas e instar ação específica, é o indivíduo que deve finalmente decidir a sua posição sobre todos os assuntos. Em que aspectos pública tem a igreja assumiu uma posição?Questões recentes incluem: fontes limpas de energia, combustíveis fósseis, conservação de energia, a poluição, o aborto, controle de armas, a imigração, a fome, os sem-teto, o racismo, a proliferação de armas nucleares, e cuidados de saúde. Como ativo são UUs sobre questões sociais?Embora seja verdade que os mais vulneráveis à injustiça em nossa sociedade - os pobres e as minorias - não são encontradas em grande número nas nossas fileiras, muitos UUs individuais estão na vanguarda das questões de justiça social. Além disso, a maioria das igrejas regularmente dar o seu apoio institucional a muitas causas de justiça social. Embora dificilmente poderia ser considerado uma religião dos oprimidos, não podemos ser bastante criticado como George Templeton Strong dito de muitos século 19 Unitários, a maioria deles membros da classe privilegiada da Nova Inglaterra: "Eles são sensíveis, plausível, cândido, sutil e original na discussão de qualquer mal social ou abuso. Mas de alguma forma eles não chegar a ele! " Hoje, nós não chegar a ela. Apesar de assédio do governo, o que fez o livro controverso UUA publicar no início de 1970?Em 1971, o UUA foi a única organização de publicar os quatro volumes inteiros de The Pentagon Papers. Qual é a posição da Igreja sobre o aborto?Como instituição, estamos fortemente pró-escolha, como são UUs mais individuais. 14 Líderes Universalista UnitáriaQuem são alguns dos mais famosos UUs?Cinco presidentes americanos eram Unitários: John Adams , Thomas Jefferson , John Quincy Adams , Millard Fillmore e William Taft . Enquanto ele não identificou especificamente a nenhuma religião organizada, Abraham Lincoln tinha tendências universalistas. Outros UUs famosos estão listados abaixo.
15 A pergunta finalPor que não há mais Universalistas Unitários?Enquanto a maioria das pessoas se voltam para a religião para o conforto, e as respostas que estão além do desafio, universalismo unitário desafia a pessoa a encontrar suas próprias respostas. Mesmo nas raras ocasiões em que sugere uma resposta, nossa religião, muitas vezes insiste em que o desafio pessoa, compare e pesar a prescrição proposta. Nos Estados Unidos, a maioria das religiões são autoritários, em contraste com o universalismo unitário, que é baseada na razão e da liberdade do indivíduo de crença. Para a maioria das pessoas, a nossa religião apresenta um excesso de liberdade; muitos preferem alguém ou alguma instituição para fornecer as respostas para os mistérios da vida. Culturalmente, a maioria dos americanos não percebem que o universalismo unitário existe mesmo. Milhões passar pelo colégio e na faculdade sem nunca ouvir ou ler sobre essa religião, situação tornada possível porque a maioria dos americanos reconhecem apenas três grandes religiões: ou você é católico, protestante ou judaica. Universalismo unitário, uma maneira muito diferente de abordar a religião, é nenhuma das opções acima. Por estas razões, mais a nossa aversão ao proselitismo, a maioria dos novos membros são forçados a "tropeçar" na nossa religião; é uma maravilha que temos tantos membros quanto nós. Mas talvez esta pequena publicação irá fornecer alguma informação útil para aqueles que possam estar a pensar em uma alternativa à religião mainstream.
O grande desafio que nós, brasileiros, temos de enfrentar, é acabar com a alienação política, fonte dos maiores males da Humanidade , berço da injustiça, da fome e da miséria, geradora de todas as guerras e do descompasso entre o que desejamos e o que fazemos. No momento em que se abre mão do seu poder político, o homem passa a ser um objeto, perdendo o sentido da sua grandeza. O alienado político é um escravo no sentido de que transfere para outra pessoa as decisões fundamentais de sua vida. Assemelha-se a um tutelado ou curatelado , incapaz de defender os seus interesses vitais e de fazer valer os seus direitos imprescritíveis. O exercício do poder político é tão importante para o homem quanto o direito de respirar.A sua expressão , numa democracia, não é apenas o direito de votar e de ser votado, mas a plena participação na vida pública. o poder político é a soma de todos os poderes. todos os seguimentos da sociedade devem organizar-se e defender os seus pleitos e interesses , e apresentar sugestões para a solução dos problemas gerais. Os partidos políticos devem ser fortes e bem estruturados, poisn são os sustentáculos da democracia. Uma vezn vitoriosos e no poder, esses partidos deixam de representar os grupos que os elegeram e passam a atuar em nome da coletividade ,como um todo. Só o atendimento aos anseios gerais , aos interesses e às necessidades coletivas , dá legitimidade ao governo.
.............................................................................................................................................................................................................................
O primeiro passo para a salvação da humanidade está na desmilitarização do mundo. Depois da invenção da bomba atômica , a manutençao dos exércitos é um anacronismo. Um anacronismo caro e odioso , pois, destituídos da finalidade militar, os exércitos passam a realizar tarefas espúrias . Nenhum país pode falar mais em "defesa nacional" , pois não há mais defesa segura para qualquer nação. Iiniciado o ataque nuclear , o máximo que o país agredido pode pretender, é que desapareça junto com êle o agressor , o´que é um triste consolo.
A AUTOMOBILIZAÇÃO Da mesma forma que qualquer marcha começa pelo primeiro passo, toda mobilização tem início com a automobilização. Por melhores que tenham sido suas condições de berço e de educação , cada homen realiza , na vida , 30% do que poderia realizar. Mas há homens que se realizam plenamente e alguns vão além do limite natural dos 100%. È o caso , por exemplo, de Maomé, que , embora jamais tivesse frequentado uma escola e fosse analfabeto, transformou-se no autor do mais importante livro da lingua árabe e no grande líder do seu povo. Foi só aos quarenta anos de idade que Maomé tomou conhecimento da sua missão, através de aviso que lhe foi trazido por um mensageiro celestial depois identificado como o Arcanjo Gabriel. Encontrava-se, então, em retiro espiritual nos desfiladeiros do Monte Hira , nos arredores de Meca. Era o mes de Ramadan. Certa noite, tendo adormecido na caverna, surgiu-lhe o mensageiro, que já o havia visitado antes, trazendo dessa vez um pedaço de tecido com algumas inscrições. - Igrá ! ( Lê ! ) - ordena-lhe o mensageiro. - Não sei ler ! - responde Maomé . O mensageiro lança-se sobre êle, sobre êle, subjuga-o , envolve seu pescoço com o pano , como se fosse sufocá-lo e, soltando-o, repete a ordem : - Ingrá ! Não sei ler! torna a responder. O mensagerio novamente o aperta, como se fosse estrangulá-lo. - Ingrá ! - repete pela terceira vez. - Como posso ler ? - geme Maomé , cada vez mais aturdido. - Ingrá ! - ordena a estranha criatura, ainda mais ameaçadora , mas sentindo que alcançava,enfim , o seu objetivo. Maomé leu, então, por revelação : Lê o nome do Senhor, que criou, que criou o homem do nada. Lê , o teu Senhor é o mais generoso. È aquele que instruiu o homem com a pena, que ensinou o homem aquilo que êle não sabia ! Ao ler essa palavra, Maomé sentiu-se como que iluminado por uma luz celestial . Percebeu que havia sido escolhido por Deus para uma alta e nobre missão : a de guiar o seu povo no caminho da salvação. De repente , o emissário desapareceu, êle acordou, abriu o olhos e sentiu que o mundo em que despertava era diferente daquele em que havia adormecido. Isso aconteceu no ano 610 da era cristã. Por motivo alheio á sua vontade Caaba , eram adorados 365 deuses. Maomé substituiu esses numerosos deuses por um só : quem ama um único Deus é mais forte do que quem ama vários. Esse exemplo de automobilização talvez seja o mais extraordinário da história humana e, para explicá-lo o próprio Maomé apelava para a intervenção divina : o que êle ditava aos escribas lhe era sussurrado ao ouvido por uma voz mais alta. xxxXXXxxx
xxxxxxxxxxxxxXXXXXXXXXXXXxxxxxxxxxxxx
Mobilização O QUE É A MOBILIZAÇÃO QUEM NÃO SE PROGRAMA É PROGRAMADO
CONSCIENTIZE-SE E MOBILIZE-SE
AJUDE A CONSCIENTIZAR E MOBILIZAR
ENSAIOS DE ROBERT G. INGERSOLL SOBRE A BÍBLIA SAGRADA
Robert Green Ingersoll (1894) Tradução: Afonso M. C. Amorim Fonte: infidels.org/library/historical/robert_ingersoll/about_the_holy_bible.html
Alguém tinha de dizer a verdade sobre a Bíblia. Os padres não ousariam, porque seriam expulsos de seus púlpitos. Professores nas escolas não ousariam porque assim, perderiam seus salários. Políticos não ousariam. Eles seriam derrotados. Editores não ousariam. Perderiam seus leitores. Comerciantes não ousariam. Perderiam seus clientes. Homens da alta sociedade não ousariam. Perderiam prestígio. Nem balconistas ousariam. Eles seriam dispensados.
Então, decidi eu mesmo fazer isto.
Há milhões de pessoas que acreditam que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus -- milhões que crêem que este livro é um cajado e uma guia, conselheiro e consolador, que ele preenche o presente com paz e o futuro com esperança -- milhões crêem que ele é a fonte da lei, da justiça e piedade, e que através de seus sábios e benignos ensinamentos o mundo conquistou sua liberdade, riqueza e civilidade -- milhões que imaginam que este livro é uma revelação da sabedoria e amor de Deus na mente e coração do homem -- milhões que têm neste livro como uma tocha que conquista a escuridão da morte e que
derrama seu brilho numa outra vida -- uma vida sem lágrimas.
Eles esquecem sua ignorância e selvageria, seu ódio à liberdade, sua perseguição religiosa; eles lembram do céu mas esquecem as masmorras do sofrimento eterno. Eles esquecem que este livro aprisiona a mente e corrompe o coração. Esquecem que ele é inimigo da liberdade de pensamento. Liberdade é minha religião. Liberdade de mãos e mente -- de pensamento e trabalho. Liberdade é uma palavra odiada pelos reis. Abominada pelos papas. É uma palavra que abala coroas e altares. É uma palavra que já deixou coroados sem súditos, e as mãos estendidas da superstição sem esmolas. Liberdade é o fruto da justiça. O perfume da piedade. Liberdade é semente e solo, o ar e a luz. O orvalho e a chuva do progresso, amor e alegria.
I - A ORIGEM DA BÍBLIA
Algumas famílias de viajantes -- pobres, esfarrapados, sem educação, arte ou poder; descendentes daqueles que foram escravizados por centenas de anos; ignorantes como os habitantes da África Central e recém-fugidos dos seus senhores no deserto de Sinai. Seu comandante era Moisés, um homem que havia sido educado pela família do faraó que havia aprendido a mitologia e as leis do Egito. Com o propósito de controlar seus seguidores ele fingiu que fora instruído e assistido por Jeová, o deus dos fugitivos. Tudo o que acontecia era atribuído à interferência do seu Deus. Moisés dizia que encontrara esse Deus cara a cara; que no topo do Monte Sinai ele recebera as tábuas de pedra nas quais, pelos dedos de Deus, os dez mandamentos haviam sido escritos, e que Jeová havia dito quais os sacrifícios e cerimônias que o agradavam e quais as leis que deveriam governar esse povo.
Deste modo a religião judaica e o código de leis foram estabelecidos.
Não foi dito que esta religião e esse código de leis se estenderiam a toda a humanidade.
Naquela época esses andarilhos não tinham qualquer relacionamento com outros povos. Não havia linguagem escrita, eles não sabiam ler ou escrever. Não havia meios de trazer essas mensagens a outros povos, de modo que elas ficaram enterradas no linguajar dessas tribos ignorantes, miseráveis e desconhecidas por mais de dois mil anos.
Muitos séculos depois de Moisés, o líder, estar morto, muitos séculos depois que todos os seus seguidores já não mais existissem, o Pentateuco foi escrito, o trabalho de muitos escribas, e para dar força e autoridade, disseram que Moisés fora o autor.
Sabemos hoje que o Pentateuco não foi escrito por Moisés.
Cidades são mencionadas que não existiam na época em que Moisés viveu.
Dinheiro, cunhado séculos após sua morte, é citado.
Então, muitas regras não se aplicavam a viajantes do deserto -- leis sobre agricultura, sobre o sacrifício de bois, ovelhas e bezerro, sobre tecelagem de roupas, sobre colheitas, sobre o preparo de sementes, sobre casas e templos, sobre cidades e refúgios, e sobre muitos outros assuntos que nada diziam respeito a migrantes famintos do deserto e das pedras.
Hoje admitem os Teólogos inteligentes e honestos que Moisés não foi o autor do Pentateuco, mas todos admitem que ninguém sabe quem eram os autores, quem escreveu qual daqueles livros, este ou aquele capítulo e linha. Sabemos que os livros não foram sequer escritos numa mesma geração. Que não foram escritos por uma só pessoa. Que está repleto de erros e contradições. Sabe-se que Josué não escreveu o livro que leva seu nome porque trata de eventos que ocorreram muito tempo após sua morte.
Ninguém conhece ou finge conhecer o autor dos julgamentos; o que sabemos é que foi escrito séculos após os julgamentos deixarem de existir. Ninguém conhece o autor de Ruth, nem o primeiro e segundo de Samuel; o que sabemos é que Samuel não escreveu os livros que levam seu nome. No 28º capítulo do primeiro Samuel é citada a criação de Samuel pela bruxa de Endora.
Ninguém sabe quem foi o autor do primeiro e segundo livro dos reis ou o primeiro e segundo livro das Crônicas; tudo o que sabemos é que esses livros são de nenhum valor.
Sabemos que os Salmos não foram escritos por David. Nos Salmos a escravidão é citada, e isto não aconteceu até quinhentos anos após David ter ido dormir com seus pais.
Sabemos que Salomão não escreveu os livros dos Provérbios ou as Canções; que Isaías não foi o autor do livro que leva seu nome; que ninguém sabe o autor de Eclesiastes, Jó, Ester, ou qualquer outro livro do Velho Testamento, com exceção de Ezra.
Sabemos que Deus não é mencionado ou de qualquer outra maneira citado no livro de Ester. Sabemos também que o livro é cruel, absurdo e impossível.
Deus não é mencionado no salmo de Salomão, o melhor livro do Velho Testamento.
E sabemos que Eclesiastes foi escrito por um não-crente.
Sabemos que os judeus não decidiram qual dos livros eram inspirados -- autênticos -- até o segundo século depois de Cristo.
Sabemos que a idéia da inspiração teve um crescimento gradual, e que a inspiração havia sido determinada por aqueles que tinham certos fins a atingir.
Para continuar a leitura visite o site http://www.mphp.org/racionalismo/sobre-a-biblia-sagrada---robert-g.-ingersoll.html O filósofo e escritor suíço Alain de Botton propôs a construção de um prédio de mais de 45 metros de altura que serviria como uma espécie de templo para ateus. O templo seria construído no coração ...
Todo dia, quase três mil pessoas tiram a sua vida no mundo inteiro. A Bíblia identifica um dos principais motivos de tantas pessoas chegarem a esse ponto.
Ela explica que vivemos em "tempos críticos, difíceis de manejar". As pessoas sofrem muito com as pressões do dia a dia. (2Timóteo 3:1; Eclesiastes 7:7)
Quando alguém se sente sufocado pelas ansiedades da vida, ele talvez pense em cometer suicídio como uma forma de fugir do sofrimento.
VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO– Você talvez ache que não há saída para a sua situação, mas lembre-se de que você não está sozinho e que infelizmente quase
TODO MUNDO, está passando por algum tipo de problema.
A Bíblia diz: "Toda a criação junta persiste em gemer e junta está em dores até agora.” (Romanos 8:22) É verdade que você talvez não consiga ver uma
solução imediata para seu problema, mas as coisas costumam melhorar com o passar do tempo. Enquanto isso, o que pode ser de ajuda?...
Frequentar as reuniões da Igreja Unitarista - Rua Perdões, 125 pode resolver
|